• Home
  • Abrasel
  • Notícias
  • Fale conosco
  • Categorias
Selecione abaixo uma Categoria :
  • ASG
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Mercado
  • Notícias
  • Produtos
  • Tecnologia
  • Tendências

Compartilhe este conteúdo

5 aplicações da Inteligência Artificial na gestão de restaurantes

5 aplicações da Inteligência Artificial na gestão de restaurantes
A Inteligência Artificial também é capaz de gerar informações detalhadas sobre os produtos e as vendas do restaurante. 

Por Daniel Silva
Data: 10 de abril de 2024

Uso de Inteligência Artificial torna o negócio mais eficiente e competitivo. Ferramentas como Assistentes Virtuais simplificam análises de resultados e facilitam o dia a dia dos gestores. 

A Inteligência Artificial é uma tendência e vem sendo adotada por empresas de todos os setores para aumentar a eficiência e ter maior competitividade. E não é diferente no mercado de bares e restaurantes. 

Ferramentas como os Assistentes Virtuais contribuem para aperfeiçoar diferentes aspectos do negócio — inclusive a gestão. Com o uso de IA generativa, os gestores ganham tempo, têm facilidade para realizar análises complexas e podem elaborar estratégias de crescimento mais eficazes.  

A seguir, entenda como funciona esse tipo de ferramenta e conheça algumas aplicações da IA na gestão de restaurantes. 

Assistentes Virtuais no mercado gastronômico

Os assistentes virtuais são uma das soluções de Inteligência Artificial mais populares hoje. Muitas pessoas já utilizam Alexa, Siri e Google Assistente para facilitar o dia a dia, e essa tecnologia vem sendo aplicada também por empresas de diferentes setores, principalmente no atendimento ao cliente. 

Para bares e restaurantes, os Assistentes Virtuais estão chegando agora. Há soluções disponíveis no mercado que utilizam Inteligência Artificial generativa e funcionam por meio de um chat integrado à plataforma de gestão. 

O gestor envia perguntas pelo chat e o Assistente Virtual utiliza como fonte o banco de dados do restaurante — alimentado pelos sistemas PDV e ERP —  para fazer as análises e gerar as respostas. 

É possível fazer perguntas como “Qual foi o faturamento do meu restaurante ontem?” ou solicitar análises mais complexas dos resultados. Desta forma, o gestor pode contar com Inteligência Artificial para diferentes atividades. Conheça algumas delas a seguir.  

Aplicando IA na gestão de restaurantes

A Inteligência Artificial generativa facilita muito a gestão de restaurantes. Com o auxílio dessa tecnologia, os gestores podem otimizar processos e traçar estratégias para obter melhores resultados no negócio. Abaixo, listamos algumas das possibilidades.

1 – Análises dos resultados

A análise dos resultados de um restaurante pode ser bastante trabalhosa, principalmente quando são utilizados diversos sistemas diferentes. Muitos gestores ainda perdem muito tempo gerando relatórios, verificando se os dados estão corretos e tentando entender as incongruências nas informações.  

A IA generativa permite acessar dados e fazer análises confiáveis com muito mais agilidade. A ferramenta pode comparar informações, identificar tendências, prever resultados e encontrar inconsistências rapidamente. 

Assim, o gestor não precisa dedicar tantas horas para fazer as análises e pode se concentrar em outras atividades. 

2 – Engenharia de cardápio

A Inteligência Artificial também é capaz de gerar informações detalhadas sobre os produtos e as vendas do restaurante. 

A partir disso, o gestor pode compreender o padrão de consumo dos clientes, quais pratos são mais populares e quais não têm boa saída. Além disso, a IA também pode fornecer dados sobre a lucratividade dos itens do cardápio. 

Com essas informações, o gestor consegue fazer engenharia de cardápio, adaptando o menu para vender e lucrar mais. 

3 – Previsibilidade de demanda

Outra possibilidade de uso da IA em restaurantes é a previsão de demanda para um determinado dia ou período.  

A tecnologia leva em conta os dados históricos do restaurante e outros aspectos como a previsão do tempo, por exemplo, para estimar a quantidade de clientes. 

Isso ajuda o gestor a fazer o planejamento de compras, de contratação de equipe extra e de atrações considerando a demanda prevista para o dia, evitando desperdícios e gastos desnecessários. 

4 – Controle de estoque 

O controle de estoque é um dos processos mais complexos de um restaurante, mas pode ser facilitado com a adoção de IA. Com dados disponíveis rapidamente, o gestor consegue verificar a situação do estoque e tomar as providências necessárias. 

A Inteligência Artificial também pode ajudar a fazer análises do estoque, indicando quais os principais gargalos e pontos de melhoria para que o restaurante não tenha desperdícios e perdas. 

5 – Gestão da equipe

Por fim, o gestor também pode utilizar a IA para uma melhor gestão da equipe. 

Se estiver conectada ao PDV e ERP, por exemplo, a IA consegue fazer análises de desempenho e criar um ranking dos melhores vendedores em um determinado período. Com isso o gestor pode fazer o cálculo de comissões ou elaborar outras ações de reconhecimento e motivação do time. 

Outra aplicação da IA generativa, inclusive as gratuitas como o Chat GPT, é a criação de manuais, guias e procedimentos operacionais padrão para treinamento da equipe. 

Essas aplicações da IA na gestão de restaurantes são apenas alguns exemplos de como ela pode simplificar diversos processos e facilitar o trabalho dos gestores. Quem souber como aproveitar o potencial dessa tecnologia a seu favor, com certeza sairá na frente e ganhará competitividade no mercado. 

Preencha o formulário
Autor do post

Daniel Silva

Author

VP de Finanças e Estratégia na EPOC Tech. Empreendedor com ampla experiência em tecnologia, alimentos e bebidas. Especialista em liderança, operações, finanças, estratégia e marketing. MBA em Gestão Estratégica e Financeira (FGV), Bacharel em Marketing (ESPM) e formação executiva pela Stanford University.

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

A evolução do PDV e o seu papel estratégico na Black Friday

Guilherme Paixão • 08 out, 2025

A evolução do PDV e o seu papel estratégico na ...

Link para o post
Tecnologia
Cultura de proteção de dados: como bares e restaurantes garantem a segurança dos clientes

Guilherme Paixão • 05 set, 2025

Cultura de proteção de dados: como bares e resta...

Link para o post
Tecnologia
Como utilizar o Google para encontrar bares e restaurantes

Guilherme Paixão • 03 set, 2025

Como utilizar o Google para encontrar bares e rest...

Link para o post
Tecnologia

Siga nossas redes sociais


Sobre a Abrasel

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)
é uma organização de cunho associativo empresarial
que tem como missão representar e desenvolver
o setor de Alimentação Fora do Lar (AFL),
facilitando o empreender e melhorando a qualidade
de vida no país.

Links úteis

  • Home
  • Abrasel
  • Notícias
  • Colunistas
  • Fale conosco
  • Acesse o site da Abrasel

Endereço

Avenida Brasil 888 – Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Política de Privacidade

©Abrasel. Desenvolvido por Sitex. Todos os direitos reservados.

whats