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Por que adotar Business Intelligence na gestão de restaurantes?

Por que adotar Business Intelligence na gestão de restaurantes?
O Business Intelligence (BI), também conhecido como Inteligência de Negócios, é um conjunto de ferramentas e técnicas utilizadas para organizar, analisar e interpretar dados de diversas áreas de uma empresa. 

Por Daniel Silva
Data: 29 de maio de 2024

O Business Intelligence (BI) é uma tendência no setor de bares e restaurantes. Entenda como ele pode ser aplicado e quais as vantagens

O Business Intelligence (BI) é uma ferramenta poderosa utilizada por diversas empresas para transformar dados em insights valiosos. 

Ao aplicar BI em restaurantes, os gestores podem embasar suas decisões em dados confiáveis e traçar estratégias mais eficazes para impulsionar o crescimento do negócio. 

Neste artigo, veja alguns exemplos de aplicações do BI em restaurantes e conheça suas principais vantagens. Acompanhe!

O que é Business Intelligence (BI)?

O Business Intelligence (BI), também conhecido como Inteligência de Negócios, é um conjunto de ferramentas e técnicas utilizadas para organizar, analisar e interpretar dados de diversas áreas de uma empresa. 

No caso de bares e restaurantes, por exemplo, é possível utilizar dados de vendas, estoque, perfil dos clientes, desempenho dos funcionários e eficiência da operação. 

O principal objetivo do BI é fornecer uma visão completa do negócio, revelando tendências, padrões, oportunidades e riscos. Assim, a gestão pode tomar decisões baseadas em dados, traçar estratégias mais eficazes e priorizar ações para obter os melhores resultados. 

Business Intelligence na gestão de restaurantes

Mais comum no meio corporativo e na indústria, o Business Intelligence ainda é pouco explorado por bares e restaurantes. No entanto, com o avanço da digitalização no setor, a tendência é que mais negócios aproveitem o potencial dessa ferramenta.

A partir dos dados gerados durante a operação do restaurante — registrados nos sistemas PDV e ERP, por exemplo —, o BI oferece relatórios detalhados e dashboards com gráficos legíveis. Assim, a gestão tem maior facilidade para interpretar as informações e pode promover ações de melhoria com mais agilidade.

Alguns exemplos de como o Business Intelligence pode ser aplicado em restaurantes são:

  • Analisar o ticket médio por cliente por dia da semana, horário e canal de venda (delivery, balcão, salão) para identificar oportunidades de aumento de receita.
  • Comparar o custo de produção com o preço de venda de cada prato para encontrar itens com margem de lucro baixa que podem ser reformulados ou eliminados do cardápio.
  • Monitorar o tempo médio de espera dos clientes por mesa, tempo de preparo dos pratos e tempo de atendimento para descobrir gargalos nas operações e implementar melhorias.
  • Analisar o perfil dos clientes por faixa etária, sexo, renda e localização para criar ofertas personalizadas e direcionar campanhas de marketing.
  • Acompanhar a taxa de retorno dos clientes para verificar quem são os clientes mais fiéis e oferecer benefícios exclusivos para eles.

Essas são apenas algumas das possibilidades de análises e ações que podem ser feitas a partir do BI. 

Elas demonstram como o restaurante pode se tornar muito mais competitivo no mercado, uma vez que a gestão pode contar com informações relevantes para direcionar o negócio e estar sempre à frente dos concorrentes. 

Saiba mais sobre essa e outras vantagens a seguir!

5 vantagens do BI para restaurantes

A gestão pode acompanhar os dados por meio de dashboards com gráficos fáceis de interpretar.

Há diversas vantagens em investir em Business Intelligence no seu restaurante. Entre as principais estão:

1 – Mais visibilidade e controle do negócio

A gestão pode acompanhar os dados por meio de dashboards com gráficos fáceis de interpretar. Assim, não perde nenhum aspecto de vista e tem mais controle da operação. 

2 – Melhor tomada de decisões

Com base em dados confiáveis, relatórios detalhados e análises aprofundadas, a gestão abandona o “achismo” e consegue tomar decisões mais assertivas. Além disso, também ganha agilidade e pode melhorar o desempenho do negócio mais rapidamente. 

3 – Aumento na lucratividade

Como o BI fornece análises detalhadas de cada um dos aspectos do negócio, a gestão pode realizar ações pontuais em diferentes frentes para aumentar a lucratividade: aumento das vendas, eliminação de desperdícios e perdas, redução de custos, fidelização de clientes, entre outras. 

4 – Mais previsibilidade

A partir de dados históricos do restaurante, as ferramentas de BI são capazes de prever tendências, padrões e sazonalidades. Com isso, a gestão pode aproveitar as oportunidades e se preparar para encarar desafios e evitar riscos. 

5 – Comprovação de resultados

As análises de BI também servem para demonstrar resultados e projeções a stakeholders, investidores e parceiros. Com os dados em mãos, a gestão tem mais transparência e confiabilidade nas negociações. 

O BI é um investimento que se traduz em resultados concretos para restaurantes. Para isso, no entanto, é preciso coletar dados confiáveis e contar com ferramentas de análises de dados especializadas. Dessa forma, é possível acelerar o crescimento do negócio e se destacar no mercado. 

*Conteúdo produzido com informações do blog da EPOC. 

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Autor do post

Daniel Silva

Editor

VP de Finanças e Estratégia na EPOC Tech. Empreendedor com ampla experiência em tecnologia, alimentos e bebidas. Especialista em liderança, operações, finanças, estratégia e marketing. MBA em Gestão Estratégica e Financeira (FGV), Bacharel em Marketing (ESPM) e formação executiva pela Stanford University.

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