• Home
  • Abrasel
  • Notícias
  • Fale conosco
  • Categorias
Selecione abaixo uma Categoria :
  • ASG
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Mercado
  • Noticias
  • Produtos
  • Tecnologia
  • Tendências

Compartilhe este conteúdo

Bots, robôs e inteligência artificial: qual o impacto dessas tecnologias no setor de bares e restaurantes?

A automação vem transformando o mercado de alimentação fora do lar, trazendo ganhos de produtividade e mudanças na dinâmica do setor.

Bots, robôs e inteligência artificial: qual o impacto dessas tecnologias no setor de bares e restaurantes?

Por Guilherme Paixão
Data: 27 de agosto de 2024

Bots, robôs e inteligência artificial: qual o impacto dessas tecnologias no setor de bares e restaurantes?

O setor de bares e restaurantes tem aderido cada vez mais a soluções baseadas em automação e (IA), impulsionando ganhos de eficiência e novas possibilidades para o mercado. O uso de bots (softwares que automatizam tarefas digitais) e robôs (máquinas inteligentes que substituem ou auxiliam funções humanas) vem crescendo em diversas frentes, desde a construção de cardápios e gestão de pedidos até o atendimento automatizado e a otimização de processos na cozinha.

Bots, robôs e inteligência artificial: qual o impacto dessas tecnologias no setor de bares e restaurantes?

Em entrevista ao podcast O Café e a Conta, da revista B&R, Matheus Mason, proprietário do Benedito Restaurante, em Campinas (SP), explica como tem utilizado a tecnologia a seu favor. “Utilizo a IA de diversas formas, desde a gestão até a parte operacional. Se quero fazer um planejamento de marketing, por exemplo, consigo transformar informações captadas por meio de entrevistas com colaboradores e clientes em insights organizados, ajudando a estruturar estratégias mais eficazes”, conta.

A autônomação do atendimento: realidade ou futuro?

A automação já é realidade em algumas grandes redes. O McDonald’s, por exemplo, iniciou testes em 2022 com um restaurante totalmente automatizado no Texas (EUA). A unidade permite que os clientes façam pedidos sem interação humana, utilizando telas de autoatendimento e um drive-thru automatizado. A estratégia busca melhorar a experiência do consumidor e aumentar a eficiência operacional, evidenciando o potencial da automação no setor.

Tendências semelhantes foram destaque na National Restaurant Association Show (NRA Show) deste ano. Entre as inovações apresentadas, estavam robôs-garçons, máquinas de limpeza autônomas e robôs entregadores para serviço de quarto em hotéis. Uma das soluções mais avançadas foi a tecnologia da Bear Robotics, que utiliza sensores LiDar e câmeras para que os robôs possam se movimentar com segurança e interagir com clientes e equipe.

A adoção de bots, robôs e inteligência artificial no setor de bares e restaurantes está revolucionando a experiência do cliente e a eficiência operacional. Robôs agilizam o serviço, reduzindo filas e erros nos pedidos, enquanto a IA otimiza cardápios e personaliza recomendações. Além disso, chatbots melhoram o atendimento online. No entanto, o desafio está em equilibrar tecnologia e atendimento humanizado.

“A inteligência artificial generativa é o grande diferencial, pois os robôs já existem há algum tempo. Com a IA embarcada, a eficiência operacional é potencializada, permitindo que tanto os bots de software quanto os robôs físicos aumentem sua produtividade”, explica José Eduardo Camargo, líder de conteúdo e inteligência da Abrasel.

Tecnologia acessível e o impacto no mercado de trabalho

Com a popularização das soluções automatizadas, os custos de implantação dessas tecnologias tendem a diminuir, tornando-as mais acessíveis para bares e restaurantes de diferentes portes. No entanto, a adoção de robôs e bots também levanta questionamentos sobre o impacto no mercado de trabalho.

Enquanto a automação pode reduzir a necessidade de funcionários para determinadas funções operacionais, ela também cria novas oportunidades em áreas como manutenção, supervisão e desenvolvimento de tecnologia. O setor precisará se adaptar para equilibrar os avanços tecnológicos com a valorização da força de trabalho humana.

Ainda não se sabe se modelos totalmente automatizados, como o do McDonald’s, se tornarão padrão no setor de bares e restaurantes. No entanto, é inegável que a tecnologia continuará evoluindo, tornando-se um aliado estratégico na busca por mais eficiência, qualidade e melhor experiência para o cliente. A Inteligência artificial já é uma realidade que temos que ter na nossa estratégia tanto na nossa vida pessoal como no nosso trabalho e mais que isso nas nossas estratégias para o dia a dia. Sendo assim vamos nos atentar para isso.

Confira mais matérias sobre bares e restaurantes no nosso site da Agência de Notícias da Abrasel.

Preencha o formulário
Autor do post

Guilherme Paixão

Author

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, com experiência em redação, assessoria de imprensa e comunicação digital. Atualmente, integra a equipe da Agência de Notícias da Abrasel.

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Importância da reputação online na escolha de bares e restaurantes

Guilherme Paixão • 29 out, 2024

Importância da reputação online na escolha de b...

Link para o post
Tecnologia

Siga nossas redes sociais


Sobre a Abrasel

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)
é uma organização de cunho associativo empresarial
que tem como missão representar e desenvolver
o setor de Alimentação Fora do Lar (AFL),
facilitando o empreender e melhorando a qualidade
de vida no país.

Links úteis

  • Home
  • Abrasel
  • Notícias
  • Colunistas
  • Fale conosco
  • Acesse o site da Abrasel

Endereço

Avenida Brasil 888 – Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Política de Privacidade

©Abrasel. Desenvolvido por Sitex. Todos os direitos reservados.

whats