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Como aplicar engenharia de cardápio para impulsionar as vendas

Como aplicar engenharia de cardápio para impulsionar as vendas
Depois de localizar cada item na matriz de engenharia de cardápio, você terá uma visão bem clara do que merece destaque no seu cardápio: aqueles que vendem muito e trazem muito lucro.

Por Daniel Silva
Data: 16 de abril de 2024

O cardápio é como a vitrine de um restaurante. Ele apresenta de forma atrativa os pratos e bebidas oferecidos pelo estabelecimento, com informações que ajudam o cliente a fazer o pedido. 

Incluir uma variedade de opções, com suas respectivas descrições, imagens e preços é o feijão-com-arroz que todo mundo faz. Mas é possível ir além e utilizar o cardápio de forma mais estratégica, como uma ferramenta de marketing capaz de aumentar as vendas e os lucros do negócio. É para isso que serve a Engenharia de Cardápio. 

Neste artigo, entenda como esse método funciona e confira um passo a passo para aplicar no seu restaurante. Acompanhe!

O que é engenharia de cardápio?

A engenharia de cardápio é um método para aumentar a rentabilidade de bares e restaurantes por meio da otimização do cardápio. Para isso, é feita uma análise do desempenho de vendas de cada item do menu em um determinado período de tempo, a fim de identificar quais são os mais lucrativos e populares. 

Dessa forma, é possível saber quais são os pratos e bebidas que trazem um melhor retorno para o negócio e dar destaque a eles no menu. Ou seja: o que é mais lucrativo ganha mais visibilidade. 

Além disso, são utilizadas técnicas de design, psicologia e marketing para influenciar a decisão dos clientes e vender mais. 

Há diversas vantagens de aplicar esse método no seu restaurante. Entre elas estão:

– Cardápio mais atrativo: o menu é cuidadosamente elaborado para chamar a atenção dos clientes, apresentando os itens mais populares em destaque e trazendo promoções irresistíveis. É como se a sua vitrine ficasse muito mais organizada e interessante. 

– Facilidade para fazer pedidos: a disposição dos itens no cardápio e os preços ajudam os clientes a decidir mais rápido o que pedir. Além de oferecer uma melhor experiência, você também acelera o atendimento e reduz o tempo de permanência nas mesas. 

– Aumento das vendas: com um menu atrativo e estratégico, que estimula os clientes a consumir mais, as vendas crescem.

– Mais lucro: como os itens com maior margem de lucro ganham destaque e saem mais, o restaurante aumenta sua rentabilidade e melhora a saúde financeira.  

– Melhor gestão do estoque: ao identificar quais os itens mais e menos populares, os gestores têm mais clareza e previsibilidade da demanda. Assim, podem gerenciar melhor as compras e fazer um controle de estoque mais eficiente.

Se você quer ter todas essas vantagens no seu restaurante, confira a seguir o passo a passo completo para aplicar a engenharia de cardápio!

Como aplicar engenharia de cardápio para impulsionar as vendas

Para aplicar engenharia de cardápio no seu restaurante, é preciso analisar os itens do seu menu, classificá-los de acordo com a popularidade e lucratividade e criar um novo cardápio destacando aqueles que trazem um melhor retorno para seu negócio. 

Veja mais detalhes no passo a passo abaixo:

1 – Analise a popularidade e lucratividade dos itens

O primeiro passo é identificar quais itens do seu cardápio são mais populares (que vendem mais) e lucrativos (com uma margem de lucro maior). Nem sempre um item popular é o mais lucrativo para o negócio, por isso essa análise deve ser minuciosa. 

Para que o resultado da engenharia de cardápio seja realmente eficaz, é importante que você se baseie em dados confiáveis, que demonstrem os resultados de vendas e as margens de lucro de cada item do seu menu. 

2 – Monte a matriz de engenharia de cardápio

Após fazer análise dos itens mais lucrativos e populares, você deve classificá-los por meio da matriz de engenharia de cardápio, composta de quatro quadrantes:

– Estrelas: Alta popularidade e lucratividade

– Burros de carga: Alta popularidade e baixa lucratividade

– Quebra-cabeças: Baixa popularidade e Alta lucratividade

– Cachorros: Baixa popularidade e Baixa lucratividade

3 – Dê destaque para as estrelas

Depois de localizar cada item na matriz de engenharia de cardápio, você terá uma visão bem clara do que merece destaque no seu cardápio: aqueles que vendem muito e trazem muito lucro. Ou seja: as estrelas. 

Elas devem ocupar as áreas nobres do cardápio, que são aquelas para as quais os nossos olhos são naturalmente atraídos durante a leitura: topo, canto superior direito e rodapé. 

4 – Defina o lugar dos demais itens

Em seguida, analise os demais itens para decidir quais devem ter mais ou menos destaque no seu cardápio. Em geral, você pode considerar:

– Burros de carga: Como já são populares, mas não trazem tanto lucro, não precisam ter tanto destaque.

– Quebra-cabeças: Precisam de mais visibilidade (em áreas nobres ou com destaque de cores e imagens), pois são lucrativos, mas não tão populares. 

– Cachorros: Podem ficar menos visíveis, pois não são populares nem lucrativos. Avalie se realmente faz sentido mantê-los no menu. 

5 – Crie um cardápio estratégico 

Por fim, além do posicionamento dos itens, considere outros aspectos relevantes para que seu cardápio seja realmente estratégico. Entre eles:

– Precificação: Reveja os preços levando em conta não só os custos e margem de lucro, mas também a percepção de valor dos clientes e os preços praticados pela concorrência.  

– Combos e promoções: Monte combos e crie promoções que incentivem os clientes a consumirem mais. Uma boa ideia é associar os itens mais populares aos itens mais lucrativos. 

– Nomes e descrições: Utilize nomes criativos para chamar a atenção e crie descrições persuasivas para ajudar seus clientes na escolha. 

– Identidade visual: O design é fundamental para que o menu seja atrativo e reforce a marca do seu estabelecimento. 

A engenharia de cardápio é um dos métodos mais eficazes para impulsionar as vendas e aumentar os lucros de um restaurante.

 É recomendado realizar essas análises de tempos em tempos, fazer testes e melhorias contínuas para otimizar os resultados. Assim, seu cardápio deixa de ser apenas uma vitrine e se torna também uma ferramenta de marketing e vendas poderosa. 

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Autor do post

Daniel Silva

Editor

VP de Finanças e Estratégia na EPOC Tech. Empreendedor com ampla experiência em tecnologia, alimentos e bebidas. Especialista em liderança, operações, finanças, estratégia e marketing. MBA em Gestão Estratégica e Financeira (FGV), Bacharel em Marketing (ESPM) e formação executiva pela Stanford University.

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