
Por Guilherme Paixão
Data: 17 de outubro de 2025
16 campeões estaduais disputam o título de melhor restaurante a quilo do Brasil no O Quilo é Nosso
O concurso O Quilo é Nosso, promovido pela Abrasel em parceria com o Senac, já tem definidos os melhores restaurantes a quilo de cada estado. Ao todo, 16 estabelecimentos de diferentes regiões do país irão concorrer ao título de melhor restaurante a quilo do Brasil em 2025.
Nesta edição, que traz o tema “Comer e votar, é só começar”, participaram mais de 150 restaurantes. A etapa nacional acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro, durante o evento Mesa ao Vivo São Paulo, reunindo sabor, criatividade e a identidade da gastronomia brasileira em um só lugar.
Do voto popular à final nacional
O concurso é dividido em três etapas. Na primeira fase, mais de 16 mil pessoas participaram da votação que avaliou cinco critérios: ambiente, atendimento, limpeza, qualidade do buffet e receita participante — sendo que o item “receita” teve peso dois e os demais, peso um.
A soma entre os votos do público e as notas do júri elegeu de três a sete finalistas por estado, que foram avaliados por um júri técnico especializado na segunda etapa. Essa seleção definiu os campeões estaduais, que agora representarão suas regiões na grande final nacional.
Leia mais:
Marmitas conquistam cada vez mais relevância no Brasil
Arroz com feijão: símbolo da comida brasileira no Dia Mundial da Alimentação
Dia da Sobremesa: tradição, inovação e o sabor que encerra experiências
Os melhores restaurantes a quilo do Brasil em 2025
Confira os vencedores estaduais que irão disputar o título de melhor restaurante a quilo do país:
- Alagoas: Mariah Gruta – Camarão da Val (Camarões frescos salteados em molho cremoso com toque tropical e sofisticado).
- Ceará: Jardins Gourmet – Atum Mediterrâneo (Atum selado com alga nori, risoto de couve-flor com camarão e molho de espirulina).
- Espírito Santo: Mister Cook – Tilápia do Espírito Santo (Releitura da tradição capixaba, com uso integral dos ingredientes e chips de coco servidos na panela de barro).
- Goiás: Churrascaria Maracanã – Pescada Real Maracanã (Filé de pescada amarela ao molho de camarão).
- Mato Grosso do Sul: Bom Almoço – Rabada (Rabada ao molho da casa).
- Minas Gerais: Beggiato Restaurante – Medalhão de frango defumado e trilogia de couve-flor (Sobrecoxa defumada, mousseline, tempurá e geleia de pimenta com nozes caramelizadas).
- Paraíba: Framboá – Sertão Molhado (Purê de banana defumada com carne de sol, feijão verde e milho assado).
- Paraná: Varanda Gourmet – Tilápia à moda do Chef (Tilápia fresca defumada e assada com crosta de parmesão).
- Pernambuco: Calçada do Sabor – Tesouro Nordestino (Cupim desmanchando em arroz cremoso com mel de engenho, caju e castanhas).
- Rio de Janeiro: Sardina Bar e Restaurante – Feijoada do Mar (Feijoada de frutos do mar).
- Rio Grande do Norte: O Rei do Caldo – Salmão Rei (Salmão com mix de castanhas e espaguete de legumes).
- Roraima: Morî Wei – Macuxi da Terra (Arroz com carne de sol, tucupi preto, aioli de pimenta de cheiro e buriti).
- São Paulo: Éden Bar e Restaurante – Estrogonofe de Carne (Tiras de carne bovina flambadas no conhaque com creme de leite fresco e champignons).
- Sergipe: Vila Marian Bar e Restaurante – Gratinado de banana da terra com charque.
- Tocantins: Maria Izabel Cozinha Tocantinense – Canjiquinha Caipira (Canjiquinha cremosa com galinha caipira e quiabo selado).
Tradição, criatividade e sabor brasileiro
Mais do que uma disputa, o concurso O Quilo é Nosso celebra a diversidade da gastronomia brasileira e o papel dos restaurantes a quilo na rotina das pessoas. O formato, criado no Brasil há mais de 40 anos, representa a democratização da boa comida e continua sendo um dos maiores símbolos da alimentação fora do lar.
A final nacional acontece nos dias 29 e 30 de outubro, e promete uma verdadeira imersão nos sabores regionais e no talento dos chefs que representam cada canto do país. Em breve, o público conhecerá o grande vencedor que levará o título de melhor restaurante a quilo do Brasil 2025.
Deixe seu comentário