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Gestão de estoque em restaurantes: 5 erros comuns

Gestão de estoque em restaurantes: 5 erros comuns
É importante ter processos bem definidos, utilizar as tecnologias adequadas e treinar a equipe para manter o estoque sempre em dia e bem organizado.

Por Daniel Silva
Data: 2 de abril de 2024

Entenda a importância de fazer uma boa gestão de estoque no seu restaurante e descubra quais os principais erros que podem estar prejudicando seu negócio

Manter um controle de estoque eficiente em um restaurante é fundamental para garantir a organização operacional e a saúde financeira do negócio. No entanto, é comum que gestores enfrentem desafios ou até mesmo negligenciem esse aspecto crucial.

As consequências de uma gestão de estoque inadequada são significativas: falta de insumos para atender à demanda dos clientes, desperdício de alimentos e aumento das despesas. 

A seguir, entenda mais sobre a importância de fazer uma boa gestão de estoque em restaurantes, descubra quais os erros mais comuns e saiba como evitá-los. Acompanhe!

A importância da gestão de estoque

O controle de estoque é um processo bastante complexo em restaurantes, pois muitos dos insumos são perecíveis e, conforme o movimento e os pedidos realizados pelos clientes, a saída pode variar bastante. 

Por isso, é importante ter processos bem definidos, utilizar as tecnologias adequadas e treinar a equipe para manter o estoque sempre em dia e bem organizado. Ao fazer uma boa gestão do estoque, é possível: 

  • Reduzir desperdícios de alimentos, aproveitando todos os insumos;
  • Controlar custos e obter uma melhor margem de lucro;
  • Otimizar as compras, evitando excessos ou falta de itens essenciais;
  • Garantir a qualidade e segurança dos alimentos;
  • Ter mais eficiência operacional, agilizando desde as compras até a produção;
  • Manter a satisfação dos clientes, oferecendo pratos de qualidade e sem falta de itens do cardápio. 

Mas, para ter usufruir desses benefícios, a gestão do estoque deve ser feita com atenção a diferentes aspectos, desde a organização do estoque, passando pela criação de fichas técnicas, até os registros de entradas e saídas. 

Como há muitos processos diferentes envolvidos no controle de estoque, é muito comum cometer erros. Veja a seguir quais são os mais comuns e como evitá-los. 

5 erros comuns na gestão de estoque em restaurantes

Para fazer uma boa gestão do estoque, analise seus processos atuais e verifique se não está cometendo algum dos seguintes erros:

1 – Não criar fichas técnicas

As fichas técnicas são documentos que indicam, entre outras informações, os ingredientes utilizados em cada receita. 

Elas são uma referência para calcular com maior precisão a quantidade de insumos necessários para a produção, assim como para registrar as saídas do estoque de forma exata. Portanto, são fundamentais para o controle de estoque.

2 – Deixar itens parados no estoque

Quando não há uma gestão de estoque eficiente, é comum que muitos itens fiquem parados no estoque. Isso é prejudicial para o restaurante, pois o investimento nesses insumos não está tendo retorno e, caso fiquem parados por muito tempo, eles podem passar da validade. 

Para evitar perdas, é preciso identificar quais produtos estão parados e criar estratégias para aumentar a saída. Por exemplo: fazer uma promoção que combine um item que está parado no estoque a outro que é popular e costuma vender bem. 

3 – Fazer registros manuais

Os registros de entradas e saídas do estoque são essenciais para o controle. Quando feitos manualmente, estão sujeitos a erros e esquecimentos. Isso acaba causando inconsistências nas informações e prejudicando a gestão. 

Para ter dados confiáveis e aumentar a eficiência, é recomendado utilizar um sistema de controle de estoque. Ele faz os registros automaticamente, reduzindo os erros drasticamente e tornando os processos muito mais ágeis. 

4 – Esquecer da rotatividade

Um erro clássico é utilizar ingredientes que acabaram de chegar ao estoque antes dos que já estão lá há mais tempo. Isso ocorre por uma falha na organização. 

Para garantir a rotatividade e reduzir as perdas, você pode adotar o sistema FIFO (“First in, First Out”, ou “Primeiro a entrar, primeiro a sair”), no qual os novos produtos sempre são armazenados abaixo ou atrás dos antigos. 

5 – Não prever demanda

Outro erro comum é não fazer uma previsão da demanda e, por isso, não estar preparado para atendê-la. 

Saber quais são os itens do cardápio mais populares e quais os dias com maior movimento no seu restaurante é fundamental para fazer uma boa gestão de estoque, garantindo a disponibilidade adequada dos insumos. 

Como fazer um bom controle do estoque

Além de evitar esses erros, para ter uma gestão de estoque eficiente é essencial ter processos muito bem definidos, treinar a sua equipe e contar com a ajuda da tecnologia. 

Plataformas para restaurantes como a EPOC, por exemplo, permitem criar fichas técnicas e automatizar os processos de controle de estoque. 

Isso evita os erros mais comuns que citamos acima e permite que seu restaurante elimine desperdício e reduza os custos operacionais, aumentando a lucratividade. 

*Conteúdo feito com informações do blog da EPOC. 

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Autor do post

Daniel Silva

Editor

VP de Finanças e Estratégia na EPOC Tech. Empreendedor com ampla experiência em tecnologia, alimentos e bebidas. Especialista em liderança, operações, finanças, estratégia e marketing. MBA em Gestão Estratégica e Financeira (FGV), Bacharel em Marketing (ESPM) e formação executiva pela Stanford University.

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